Páginas

6 de novembro de 2011

Stock Car 2011: Cacá Bueno Tetracampeão

Cacá Bueno conquistou neste domingo o tetracampeonato da Stock Car mesmo após abandonar a última etapa da temporada, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O oponente de Cacá na briga pelo título, Max Wilson, tambem abandonou após uma grande confusão na última volta, quando sete carros bateram na mesma curva devido a uma enorme mancha de óleo. Daniel Serra escapou da confusão e venceu pela primeira vez na temporada.


A confusão aconteceu na abertura da última volta. Gomes liderava seguido de perto por Cacá, quando seu carro começou a falhar. Bueno fez a ultrapassagem, mas na curva seguinte Gomes tentou o troco e os carros se tocaram, Bueno ficou parado e o motor de Gomes jogou óleo na pista. Quem vinha atrás foi pego de surpresa e sete pilotos rodaram, incluindo Wilson - ninguém bateu com força ou se machucou.

Com o tetra, Bueno igualou Paulo Gomes como segundo maior campeão da história da categoria criada em 1979. Apenas Ingo Hoffmann, com incríveis 12 conquistas, tem mais títulos do que o piloto da Red Bull, que obteve seus títulos anteriores nas temporadas de 2006, 2007 e 2009.

A CORRIDA

Numa largada confusa, em que alguns pilotos se espalharam pela reta dos boxes antes de a luz vermelha se apagar, Cacá partiu mal e caiu para quinto. Marcos Gomes assumiu a ponta, seguido por Allam khodair, Átila Abreu e Thiago Camilo. Menos mal para Bueno que seu companheiro de equipe Daniel Serra estava logo atrás para protegê-lo, em sexto, e Max Wilson permaneceu em 12º após a largada.

Na quarta volta, Camilo passou Abreu para assumir o terceiro lugar e partiu para cima dos dois primeiros, enquanto Átila, com um ritmo claramente mais lento, passou a segurar um trio formado por Cacá, Serrinha e Ricardo Maurício. Naquele instante, Bueno passou a tentar a ultrapassagem sobre Átila, mas sem se afobar, esperando o melhor momento.

Pouco depois, na sétima volta, Khodair tentou passar o líder Gomes e foi fechado, Camilo, Átila e cacá aproveitaram e encostaram. Na reta dos boxes, os quatro se espalharam pela pista e Bueno passou reto na primeira chicane. Depois, Camilo tentou passar Cacá na reta oposta e os carros se tocaram. Os comissários entenderam que Thiago fechou Cacá e o puniram com uma passagem pelos boxes.

Na mesma volta da confusão, o carro de Max teve algum problema e começou a pegar fogo perto da roda dianteira direita. Apesar do problema, Wilson levou seu carro aos boxes e o incêndio foi controlado, possibilitando a ele voltar à prova, mas bem atrás e fora de qualquer chance de vencer a prova, o que o manteria vivo na briga pelo título.

Já ciente de que Max estava fora da briga, Cacá fez seu pit stop obrigatório e, quando todos pararam nos boxes, ficou em terceiro lugar, atrás do líder Gomes e Khodair. Como Max estava bem para trás, o carioca passou a ter até uma postura mais agressiva do que no começo da prova e ultrapassou Khodair para ficar em segundo.

Depois, Cacá levou um grande susto. Ao se aproximar do retardatário Tuka Rocha, o carioca passou reto na chicane no fim da reta dos boxes e, ao atingir os redutores de velocidade após a zebra, perdeu parte do assoalho de seu carro. Mesmo assim, Bueno manteve o segundo lugar.

Quando a corrida parecia mais calma, a confusão se instalou com o problema de Gomes, o choque com Cacá e a enorme confusão que se formou atrás com os carros rodando.

Após a bagunça, a equipe Red Bull fez uma enorme festa com a vitória de Serrinha e o tetra de Cacá.

Texto e Foto: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário