Farmacêutico de Americana - SP, une seu know-how em química com paixão por automóveis e dá um show, principalmente no tratamento de pinturas "cansadas"
Há cerca de um mês, fomos convidados para participar de um Workshop da Keiji Autocare Spa Automotivo.O público alvo seriam entusiastas automotivos e os tópicos a serem apresentados iriam desde a forma correta de lavar e secar um carro, até o polimento de alta precisão para correção de pinturas danificadas.
"Vários produtos com diversas finalidades" |
Com um portfólio de encher os olhos, Henrique Utsunomiya, de Americana, no interior de São Paulo, apresentou seu trabalho pela primeira vez de forma técnica, com slides e vídeos ficando responsáveis pela parte teórica.A parte prática, onde os participantes puderam colocar a mão na massa, foi feita com suas próprias ferramentas de trabalho, que incluem luvas especiais, politriz, uma variedade grande de boinas e mais de 10 produtos, que vão de detergentes para lavagem até pastas para correção de pinturas.
Henrique não sentiu a primeira vez, e demostrou um bom preparo, ao tirar todas as dúvidas colocadas em pauta durante o workshop, além de uma ótima didática ao desenvolver os temas abordados.A organização foi simples, uma inscrição praticamente simbólica de R$ 80,00 por participante, que não era obrigado a ter sua própria politriz.Foram 6 inscritos, com certeza atraídos pela qualidade dos trabalhos que Henrique, ou Japz como é conhecido nos fóruns que participa, vinha apresentando.
"Vectra vítima de vandalismo" - clique para ampliar |
"Lateral corrigida, zerada!!!" - clique para ampliar |
"Capo do Focus castigado pelo tempo" - clique para ampliar |
"Um dos trabalhos mais difíceis que Henrique já fez" - clique para ampliar |
O carro selecionado para ser a cobaia dos participantes, foi um Renault Clio que apresentava os mais variados tipos de defeitos na pintura, como riscos, manchas, contaminações e etc.Tivemos a oportunidade de conhecer uma massa chamada Clay Bar, que tem o poder de potencializar a limpeza da lataria, que mesmo após a lavagem ainda segue contaminada.
"O escolhido"
"Aplicação da Clay Bar" |
"Saco plástico aumenta a sensibilidade da mão ao tocar a lata e sentir o efeito da aplicação" |
"A experiência leva a escolha da boina correta pós análise da pintura" |
"Após a boina ser selecionada, é a vez do produto" |
"Aplicação do Produto" |
"Polimento iniciado" |
"E o resultado começa a aparecer" |
"Alunos aprendendo na prática" |
Alguns mitos foram quebrados e muitos conhecimentos foram fortalecidos.O dia foi produtivo e seguiu num clima de descontração, onde aliás fomos premiados com um almoço de primeira qualidade, feito pela mãe do Japz.No caso, agregamos não só conhecimento, mas novas amizades.
"Pernil e guarnições deliciosas, mostrando que o capricho vem de berço" |
"Clima descontraído dos irmãos de Americana" |
Conheça mais da "Keiji Autocare Spa Automotivo"
"A AutoCare na realidade não é uma empresa. É uma idéia que começou há alguns anos, enquanto eu acompanhava vários sites de pessoas que fazem o chamado DETAIL. Esse fascínio (ou vício) que tenho por carros vem de longe."
"Em 2008, nas minhas primeiras férias no trampo oficial (a farmácia), eu resolvi que iria polir o gol do meu falecido pai, o lendário GTS preto...
Levei 5 dias para realizar a chamada correção e nivelamento da pintura. Na hora, o carro ficou bom. Depois de uns dias - eu não encerei o carro depois de polir - o carro ficou uma droga e fui atrás pra descobrir o porquê...
Então comecei a me aprofundar no mundo dos reflexos profundos e fui ficando cada vez mais fascinado."
O cuidado com a pintura automotiva é uma obsessão para muitos. Poucos são os profissionais realmente habilitados para exercer tal cuidado. Ao contrário do que se pensa, o polimento da superfície é muito mais do que usar uma politriz, uma boina e massa de polir.
Através da utilização de ferramentas como um medidor de espessura de camada - ou na falta dele, da inspeção visual da pintura - o profissional analisa as condições em cada painel do carro e determina qual é o setup mais adequado de compostos polidores, boinas e equipamentos a serem utilizados. Diferentemente dos processos comuns de polimento, o polimento técnico é composto basicamente por etapas como a descontaminação da pintura, o corte, o refino, o lustro e o enceramento.
"Eu sempre procurava um algo mais nos meus carros e não sabia o que era: Foi nesse momento que descobri... Aquele brilho molhado, quente, espelhado e profundo era tudo que eu buscava."
Os olhos de Henrique até brilham ao falar dos trabalhos que realizou, e esbanjando humildade e simplicidade ele encerra "Lógico que eu, particularmente, não me considero um detailer. Eu sou um entusiasta que procura atingir os mais elevados índices de perfeição num trabalho, tendo como principal combustível a satisfação pessoal. Dinheiro conta sim, mas a satisfação de ter realizado um trabalho bem feito e superado as expectativas do proprietário é muito mais gratificante."
Para conhecer mais do Trabalho de Henrique Utsunomiya acessem: http://www.wix.com/keiji5/autocare
Acompanhem também no Facebook: http://www.facebook.com/keiji.autocare
Acompanhem também no Facebook: http://www.facebook.com/keiji.autocare
Texto: Thiago Böttcher
Fotos: Arquivo Keiji Autocare e Thiago Böttcher
Só tem que levar em consideração que meu "arsenal" é ridiculamente pequeno perto do que a os profissionais da área tem. Espero que todos que participaram tenham gostado e tirado proveito do que foi passado! Mais uma vez obrigado pela confiança!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Henrique é bom no que faz... abs
ResponderExcluir