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3 de abril de 2012

"Grandes poderes trazem grandes responsabilidades..."

A frase é famosa desde os quadrinhos do Homem-Aranha, mas se encaixa perfeitamente na jornada do novo proprietário do gol campeão da Caetgoria DO no ECPA de Arrancada 2011

Anderson Paes, de Araçatuba, é novato nas pistas como piloto profissional, mas já está envolvido com carros preparados há muitos anos. Ele tinha planos para que este sonho, de competir profissionalmente, se realizasse em meados de 2012, e durante o ano anterior, tocava seu projeto montando primeiramente a mecânica para depois adquirir uma carroceria, quando de repente se deparou com um anúncio no famoso fórum Hotcampinas. Tratava-se, nada mais nada menos do que o carro de Cristiano Frank, que era campeão do ECPA de Arrancada 2011, com uma prova de antecedência, ao vencer as 4 primeiras, colocando seu nome no mural dos recordes logo na 1ª etapa ao cravar 7,669 ( tempo que o colocaria na frente de qualquer Turbo C e andando de igual para igual com os Turbos B ) e por fim, impedindo o tri-campeonato seguido do renomado piloto Samuel Santos. O negócio foi fechado, e sendo assim, creio que a parte do Grande Poder ficou bem clara para vocês leitores do Garage Force.

"Para trás dos concorrentes, só no alinhamento, no mais, Frank não viu ninguém  à sua frente"
"Após sobrar na temporada 2011, piloto decidiu partir para um novo projeto"
Fica nítida também a grande responsabilidade que o piloto tem, com base no "canhão" que adquiriu, mas antes de saberem como ele vêm se saindo com o carro, conheçam, através de um bate-papo que tivemos com exclusividade, um pouco da história de Anderson com carros preparados:

Você estava procurando um carro para andar nas pistas?

Anderson Paes: Meus planos já eram de entrar na DO, o motor estava em fase de montagem , faltando apenas parte injeção e câmbio, para estrear no meio de 2012. Estava procurando uma carroceria mais nova na sessão de classificado do HotCampinas, provavelmente seria um G3.

Então, como dizemos na gíria, o carro do Frank caiu no seu colo?

Anderson Paes: Então, nessa procura do G3, me deparei com o tópico do Cristiano Frank, vendendo o recordista, 1ª coisa que imaginei: "comprar esse carro vai me poupar futuras dores de cabeça, como acerto de suspenção , relação de marcha, acerto do motor e tantos outros detalhes que você só consegue acertar com o tempo, muito investimento, erros e quebras."

Carro preparado exclusivamente de Arrancada é o primeiro, mas sem dúvida você já teve outros, a preferência sempre foi por aspirados?

Anderson Paes: Meu 1° carro foi um Gol GTi 8v ano 96, no 1° dia já troquei o coletor por um 4x1, e assim começou a paixão por velocidade. Depois veio um comando maior, cabeçote especial, câmbio escalonado, volante aliviado, enfim, tudo que havia de recurso para aspirado naquela época e fazia muito turbo de rua  "passar mal"!( risos ). Era uma época em que injeção programável era sonho!!! Foi quando participei da 1ª Arrancada, em Fernandópolis, ficando em 2° lugar na Cat. ST. Ainda fiquei mais alguns anos com essa configuração e decidi montar um Turbo, foi assim que nasceu a paixão por aspirados ( risos ).

Pelo visto a experiência não foi muito boa! Conte detalhes para nós...

Anderson Paes: Comprei tudo que havia de Top na época para um Turbo B, miolo forjado, bicos trabalhados, HIS pois ainda não existia fueltech e etc...porém enquanto o GTi Aspirado, me deu muitas alegrias e principalmente, aguentou o porrete, a brincadeira com o turbo durou exatamente 1h!!!Descobri assim que só um Aspirado para me aguentar. Depois de mandar o motor turbo para os ares, abandonei a vida de carro mexido por uns tempos, mas como um bom vício tem risco de ressurgir na sua vida, há 2 anos resolvi montar outro, para competir só nas pistas.

O carro segue no mesmo preparador, a Equipe Peninha, e a estréia do piloto foi justamente na última etapa do campeonato onde o carro fora campeão, o ECPA 2011. Mesmo com todo nervosismo da estréia somado à falta de prática em pistas e intimidade com o carro, Anderson manteve a "goleta" no pódio, ficando em 2º lugar, porém com tempo de pista acima dos 8 segundos. Ele sabia que tinha muito para tirar do carro ainda.


"Estréia com o mesmo visual, um ótimo 2º lugar, mas 8,1 de pista...longo caminho pela frente"

Na pista de Franca, o piloto começou a dar indícios de que o casamento com o carro daria bons frutos. A intenção, a princípio, era apenas treinar e se acostumar com o carro, porém Anderson venceu a etapa, entrando pela primeira vez na casa dos 7 segundos, mais precisamente 7,9. Uma puxada queimada com tempo de 7,846 deixou o piloto próximo do recorde da pista. 

- Queria muito ter a chance de dar mais uma puxada para tentar o recorde, mas valeu o treinamento, além da vitória é claro, que sempre será minha meta... - disse Anderson ao Garage Force.

De volta ao ECPA, em Piracicaba, foram mais duas etapas disputadas, o festival no final de janeiro e a 1ª Etapa do Campeonato 2012. Com novo visual, Anderson venceu o festival e ficou em 2º na primeira etapa. Mesmo com poucos carros, o ano de 2012 promete ser muito disputado, afinal logo de cara, 3 pilotos andaram dentro da casa dos 7seg., e na primeira etapa o piloto Edson Aparecido Padovez, da AG Motorsport, bateu o recorde que era do carro de Anderson, cravando 7,604seg.


"Novo visual, novo apelido, VIAGRÃO foi a escolha do preparador, comparando o gol ao milagroso comprimido. Aos amantes de aspirado, de fato, o carro pode causar alguns efeitos"
Foi só o começo, mas sem dúvida, Anderson Paes tem um futuro promissor nas pistas, já que vem honrado a grande responsabilidade de tocar o poderoso carro que tem na mão. Muitos vão questionar onde estão as fotos do motor, mas isso foi algo que o piloto escondeu de nós, restando assim, o gostinho da curiosidade sobre possíveis novidades. Temos a "caixa" e a "bula" do Viagrão, mas não foi dessa vez que pudemos registrar seu processo de fabricação, quem sabe em uma próxima oportunidade.

Veja Ficha Técnica do DO:

- Carroceria de Gol Copa 94
- Suspensão G.A.S.S de Osasco / SP
- Rodas dianteiras MSR leves com Pneus hoosier
- Rodas traseiras Douglas e freio a disco com pneu front MT
- Bloco de Golf Alto
- Pistões Forjados Iapel
- Anéis Total Seal
- Bielas Forjadas Scat
- Virabrequim Aliviado
- Volante Aliviado
- Embreagem Displatec
- Carter Seco
- Bomba de Óleo externa com reservátório de alumínio Weaver Brothers USA
- Cabeçote By Peninha
- Comando "???"
- Camber Plate
- Barra de Tração superior e inferior 
- Câbio Forjado Cavalo de Tróia
- Blocante Importado USA
- Fueltech F1
- Spark Pro
- Peak and Hold
- Velas Iridium
- Data Loger Fueltech
- Bicos Five 0 USA
- Catch Tank
- 2 Bombas de GTi e uma Bosch By Titan motorsport para 390cv
- Line e Lock B & M


Texto e Fotos: Thiago Böttcher

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Nitrometamo, precisa de uma grande vazão por causa da razão estequimetrica.

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  2. Pra que ? pra não da "falta" ainda mais em "alta"....

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  3. Opa...É o Michael(DT-B)...parabéns pela entrevista...acompanhando...

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