O ano de 2012 para a Arrancada começou com muitos debates sobre regulamentos, uma pista encerrando suas atividades, outra que terminou o ano enfraquecida mas vem retomando suas atividades, projetos adiados e grande expectativa com a possível liberação da S.P.I.D. Porém, como relatamos em outro editorial em 15/02 ( veja o tema abordado em http://equipegforce.blogspot.com.br/2012/02/editorial-arrancada-x-rachao-um-ano-de.html ), esse conturbado início de ano, tende a se alongar com a nova polêmica do momento: Calendários Conflitantes, algo que não é novidade, mas que dessa vez tende a se tornar um duelo de gigantes!
Nos dias 4, 5 e 6 de Maio, teremos a 2ª Etapa do ECPA 2012 e a 1ª Etapa do G3 acontecendo simultaneamente algo que vai gerar muitas dúvidas e opiniões entre os envolvidos. Para os veículos de Imprensa, a logística fica mais complexa, e em alguns casos há impossibilidade de cobrir os 2 eventos. Para o público, tendo em vista a distância entre os pontos, Piracicaba - Curitiba, talvez o impacto não seja tão grande, a não ser a possibilidade de não ver algum carro em especial, porém, para os principais astros do show, os pilotos, esse cruzamento, inicialmente, é prejudicial, já que impede que estes andem nos dois eventos. Somado a isso, não podemos esquecer que existem divergências entre os regulamentos do ECPA e G3, algo que provavelmente impedirá alguns pilotos de correrem pelos dois campeonatos.
Nos dias 4, 5 e 6 de Maio, teremos a 2ª Etapa do ECPA 2012 e a 1ª Etapa do G3 acontecendo simultaneamente algo que vai gerar muitas dúvidas e opiniões entre os envolvidos. Para os veículos de Imprensa, a logística fica mais complexa, e em alguns casos há impossibilidade de cobrir os 2 eventos. Para o público, tendo em vista a distância entre os pontos, Piracicaba - Curitiba, talvez o impacto não seja tão grande, a não ser a possibilidade de não ver algum carro em especial, porém, para os principais astros do show, os pilotos, esse cruzamento, inicialmente, é prejudicial, já que impede que estes andem nos dois eventos. Somado a isso, não podemos esquecer que existem divergências entre os regulamentos do ECPA e G3, algo que provavelmente impedirá alguns pilotos de correrem pelos dois campeonatos.
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O ECPA de Arrancada, todos que acompanham a arrancada já conhecem, entenda o que é o G3:
O surgimento do G3 foi impactante, pois a proposta é de estabelecer um regulamento sólido que integrará 3 pistas de 402m, dos estados de SP, PR e RS, promovendo um campeonato interestadual, que além de por em prática a rivalidade entre pilotos de várias regiões do país, adotará moldes da Arrancada Internacional, como o mata-mata e a premiação em espécie, algo que por aqui, praticamente só houve em rachões, cito Interlagos e a prova isolada de Barueri, cujos organizadores garantem a continuidade, além de provas independentes, como as da Associação Desafio no Sul do país, e Desafio SP, que também teve apenas uma edição.
O surgimento do G3 foi impactante, pois a proposta é de estabelecer um regulamento sólido que integrará 3 pistas de 402m, dos estados de SP, PR e RS, promovendo um campeonato interestadual, que além de por em prática a rivalidade entre pilotos de várias regiões do país, adotará moldes da Arrancada Internacional, como o mata-mata e a premiação em espécie, algo que por aqui, praticamente só houve em rachões, cito Interlagos e a prova isolada de Barueri, cujos organizadores garantem a continuidade, além de provas independentes, como as da Associação Desafio no Sul do país, e Desafio SP, que também teve apenas uma edição.
O grupo foi criado para buscar uma verdadeira unificação não só de regulamentos, mas de procedimentos durante as provas.O regulamento adotado pelo G3 teve como base o do Campeonato Brasileiro de Arrancada de 2011.
A programação inicial é que aconteçam duas provas em cada pista, e, caso não exista a
liberação da pista S.P.I.D, as etapas serão realizadas no A.I.C, em Pinhais-PR, e no Velopark, em Nova Santa Rita-RS. O campeonato
interestadual será em conjunto com os regionais de cada pista.
CRUZAMENTO DE DATAS É REALMENTE PREJUDICIAL???
A princípio, a grande maioria responderia que sim, o cruzamento de datas é prejudicial, afeta pilotos, imprensa e blá blá blá, mas e se pararmos para analisar com outra ótica!?
Em diversos pontos da nossa vida, a concorrência é colocada diante de nossos olhos, seja na rotina, no cotidiano ou no mundo da performance, entre pilotos, veículos de imprensa e oficinas de preparação. E o que nos faz decidir entre 2 ou mais opções? Geralmente o melhor Custo X Benefício!!!Existem Pizzas de Mussarela de R$ 15,00 a R$ 45,00, ou mais, disponíveis no mercado, e o que te leva a definir qual vai saciá-lo? Fome x Paladar x Bolso = decisão cabível ao momento. Então, assim como nos exemplos acima citados, a concorrência entre pistas, que pode parecer a priore maléfica, pode ser benéfica a longo prazo, pois para vencer uma concorrência, é necessário cativar o público oferecendo qualidade, e público nesse caso, são pilotos, imprensa, preparadores e expectadores que compõem o cenário da Arrancada.
Sendo assim, as pistas que quiserem medir forças, vão ter que oferecer atrativos para garantir um Grid satisfatório de pilotos e arquibancadas cheias, então quem sabe dessa forma as melhorias que estão sendo cobradas há tempos nas vistorias, boxes, rapidez nos alinhamentos, acolhimento ao público, premiação, preço de inscrição, dentre outras, não começam a aparecer diante dos nossos olhos.
Pensem nisso antes de dramatizarem tanto a situação, afinal nos Estados Unidos, que são referência na Arrancada, acontecem diversas provas simultaneamente, e com certeza, algo de bom, cada uma delas oferece para atrair seu público alvo.É a hora do ECPA rever alguns conceitos, e do G3 mostrar a sua capacidade de inovação.
Teremos oportunidade de avaliar esses reflexos rapidamente, afinal, estamos falando do Round 1, mas o Round 2 já está garantido, pois os calendários voltarão a coincidir nos dias 6, 7 e 8 de Julho.
NOVIDADES NÃO PARAM DE SURGIR!!!
A Confederação Brasileira de
Automobilismo decidiu, em 17 de Abril, que o G3 organizará a Copa Brasil de
Arrancada 2012. A ideia do um campeonato
interestadual, agora está potencializada com equiparação nacional. O G3 também vai trabalhar
para fortalecer o esporte no País. “Queremos ampliar a visibilidade na mídia
para atrair patrocinadores. Vamos adotar um regulamento único e largadas
eliminatórias, garantindo assim mais emoção para o público”, resume o diretor
administrativo da Força Livre, Adalberto Monteiro.
A primeira etapa da Copa Brasil
será realizada de 4 a 6 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba, em
Pinhais. O evento também será válido como a segunda etapa do Campeonato
Paranaense. A competição será dividida em três fases: com treinos-livres na
sexta-feira; três largadas classificatórias no sábado; e largadas eliminatórias
no domingo, ou seja, o sistema mata- mata com largadas entre os 16 melhores,
oito, quatro e dois, até sair um vencedor em cada uma das 17 categorias.
Fica aqui nossa torcida para que a Copa Brasil cresça, atingindo mais pistas, e consequentemente Estados do País, a fim de tornar-se de fato um Campeonato Nacional. O "chute" inicial foi dado, e acreditamos muito que com o esforço dos envolvidos, que no caso do G3, são pessoas que respiram o dia a dia da Arrancada, esse objetivo será alcançado, majorando assim, a visibilidade e o respeito com a modalidade no Brasil.
FÓRUM G3 CHEGA PARA UNIR AS IDÉIAS DE QUEM PARTICIPA EFETIVAMENTE DA ARRANCADA
O G3 lançou um fórum de discussão
sobre regulamentos de Arrancada. Sugestões apresentadas neste fórum poderão ser
usadas para o regulamento do ano de 2013, que deverá ser divulgado ainda em
2012.
Visite www.topfuel.com.br, cadastre-se, e contribua com o crescimento da Arrancada Brasileira!
Texto: Thiago Böttcher
Imagens: Arquivo
Situação complicada... Com ctz vai dividir as equipes, porque a maioria que anda na ECPA tb anda em Ctba! E por eqto como G3 é novo a escolha vai ser feita pela metragem da pista e não por organização, pois as duas pistas sempre foram falhas neste quesito.
ResponderExcluirQto a revolução que o G3 quer causar, se realmente acontecer será muito bem vindo. No entando acredito que os carros de hoje nao estão preparados para esse sistema tão longo de provas. Mas tudo vai na adequação...
Realmente no exterior existem provas q coincidem, mas no BRasil já temos poucas pistas, já gastamos muito e andamos pouco. Rezamos por uma etapa acontecer sem chuva e sem falhas e coincidir etapas (na minha percepção, propositalmente) quem irá perder serão os pilotos... COMO SEMPREEEEE!!
E apenas mais um detalhe, com marcas de produtos obrigatórias e com etapas no Velopark por exemplo, só me faz acreditar ainda mais na "Elitização" da arrancada. Já começam a errar neste ponto e também em colocar (mais uma vez) etapas em uma pista que é por eqto "fantasma" como a S.P.I.D., como fazer um planejamento? Se já antecipam que, se não inaugurar as etapas serão realizadas em outra pista, a qual a diferença de gasto para a maioria, que é da região de SP, é 5x mais! Até eles não sabem o q vai ser...
Minha humilde opinião.