O ECPA de Arrancada 2011, trouxe muitos recordes, disputas emocionantes, sendo algumas decididas por critério de desempate ao final da temporada, e uma delas chamou nossa atenção antes mesmo de chegar a decisão.A categoria é a DT-C, onde competem carros de tração dianteira, alimentados exclusivamente por carburadores nacionais e sobrealimentados por turbo, blower ou supercharger.
Pense num carro para a categoria acima citada.Pensou? Agora pense num piloto, de repente associando-o a uma equipe.Pensou? Ok! Vejamos o grau de surpresa que a revelação do foco desta matéria trará para você leitor...Provavelmente ao pensar em DT-C, você pensou em um Gol...Errado! Quando pedimos um piloto, associado a uma equipe, você pensou em Rafael Ercolin e Merino Preparações? Então errou novamente!
"Criador, Cria e Piloto em perfeita harmonia, mais que profissional, relação é de amizade" |
Antes do Garage Force nascer, três membros que hoje fazem parte da equipe acompanharam a 3ª Etapa do ECPA de Arrancada, como meros espectadores, e esta Saveiro chamou nossa atenção por duas reações registradas no pinheirinho: 0,024 e 0,015. O Tempo final não foi bom, deixando o piloto em 9º, mas na 4ª Etapa, agora cobrindo oficialmente o evento, ela voltou a chamar nossa atenção, mesmo com todos os holofotes apontados para o Gol de Carlos Rogério Bento, o Lelo, que fez sua primeira aparição do ano na DTC, e chegou quebrando recorde ao cravar 7,803 na pista e 7,900 no total, tempo que lhe deu o 1º lugar na etapa.Mas ao verificar os resultados, notamos uma diferença de apenas 0,007 para o segundo colocado, a partir daí queríamos saber quem era Rafael Ercolin.
Para mostrar que realmente essa Saveiro estava em nosso destino, no caminho para o Festival de Arrancada em Barueri, que rolou no começo de Outubro, olha só com quem cruzamos no caminho da pista, ainda na cidade de São Paulo!!!
"Foto da Saveiro bombou no Garage Force, como Aperitivo da Arrancada em Barueri, que era novidade para todos" |
Encontramos o proprietário em um movimentado fórum do mundo da perfomance, o Hotcampinas e começamos contato por uma rede social, combinando um papo ao vivo no palco perfeito para a saveiro e seu piloto, a pista do ECPA, na última etapa do campeonato, onde inclusive, pela regularidade da campanha, havia possibilidade de título!
O 5º lugar na etapa, deixou Rafael empatado com Nelson Martelli da Motor Power, oficina tradicional nas arrancadas do país, cujo preparador inclusive ( Ivan Costa - Bí-Campeão da DTB 2009/10 ), era postulante ao título.E foi no detalhe que infelizmente para o piloto, o título escapou, já que Martelli venceu a 3ª etapa e teve o critério de desempate a seu favor, se consagrando campeão em 2011, mas é preciso deixar de lado esse padrão nacional de não valorizar o vice-campeonato, pois só quem trabalha duro, perde horas debruçado em cima de um capo, sabe o quanto é difícil participar dos campeonatos de forma competitiva e fazer frente a quem coloca muita grana na mão de preparadores renomados para montar seus carros.
"Em 2011 foram 4 troféus nas etapas, em 2012 quem sabe o de campeão" |
História do piloto no mundo da performance
A trajetória de Rafael com carros preparados não é tão surpreendente quanto seu desempenho no ECPA de Arrancada 2011. Como costuma ser o início da maioria dos pilotos, ele também teve seu carro com kit básico, de rua, e foi tomando gosto pela coisa, além de criar identidade com o preparador."Tive meu primeiro carro turbo em 2000. Era um gol 1993,
motor 1.6 com kit básico. Quando comprei esse carro conheci também o preparador
Paulo Merino, ao qual além de cliente fiel, mantenho uma amizade muito bacana.
Com esse gol andei na minha primeira prova de arrancada em Interlagos, e a
paixão pelo esporte foi instantânea."
Na época, as condições não permitiam a Rafael, montar um carro de ponta, mas a evolução foi acontecendo ao partir para um Gol "Bola", que recebeu kit básico também e era um carro de dia a dia, porém estava inscrito, sempre que possível, nos famosos rachões em Interlagos."Mas minha vontade de competir só aumentava. Foi onde
decidimos fazer um planejamento para ter um carro só para arrancada. Um carro
competitivo, com mais investimento e tempo dedicado. Para isso fiquei quatro
anos sem ter carro turbo nem andar nas pistas. Ia para assistir, mas isso só me
deixava mais impaciente...depois que somos infectados pelo vírus da arrancada é
muito difícil ficar longe das pistas."
Porém, como diz o ditado, quem espera alcança, e em 2009, chegou a hora de voltar para as pistas.Ele comprou seu atual carro, uma Saveiro 1990, que já veio turbinada, porém logo foi desmontada para atender as preferências de seu preparador.O retorno foi na Arrancada Profissional, categoria DES 9,5, onde a satisfação durou pouco, já que mesmo com alguns pódios, a evolução do carro estava obrigando o piloto a tirar o pé no fim da reta para "virar" tempo.
O ano de 2010 chegou, e uma decisão foi tomada, a DT-C era o caminho, mesmo no escuro, sem parâmetros, bons resultados vieram e o ano de 2011 colocou o nome de Rafael Ercolin e da Merino Preparações como postulantes ao título, que como já citamos, escapou no desempate, assim como um 2º lugar, que poderia ter garantido troféu principal do certame, escapou por 0,001seg.
"Fazendo um balanço de 2011, concluímos que foi um ano muito bom,
onde aprendemos muito. Consegui entrar na casa dos 7 segundos, com a marca de
7,873s na 4ª etapa do campeonato ECPA. Hoje conhecemos bem o carro, então
espero acertar a mão em 2012."
Ficha Técnica do Carro
Saveiro Cl 1990 - Legalizada
Motor: AP 2.0
Pistões: Forjados AFP 83mm
Bielas: Forjadas Scat
Cabeçote: by Iost Riedel + Comando 276º
Turbina: Detalhes não revelados
Outros Recursos: 3ETech + Booster Controller
Câmbio: Sapinho + Blocante DriveRacing
Peso c/ Piloto: 948kg
Potência by Dynojet: 340cv nas rodas
Texto e Fotos: Thiago Böttcher
Mais Fotos do Ensaio: (Clique para ampliar)
Sempre fiquei curioso para saber os detalhes dessa saveiro, que apareceu do nada e deu show! parabéns a Garage Force e espero outras matérias do mesmo nível!
ResponderExcluirSó eu sei o quanto esse carro + piloto + equipe dão trabalho hehehehehe!!
ResponderExcluirMatéria merecida e lindaa!!
Ano que vem se Deus quiser estamos juntos novamente na pista, para além de nos divertimos, superarmos todas as nossas expectativas!!
Conheci esse carro em uma etapa do Brasileiro , em Brasília - DF e sei o quanto o carro é forte e bem montado , parabéns ao Rafa e a Merino Preparações ... Abraço . Rogerio `Bombeiro´ .
ResponderExcluirShow de bola ! Mais q mereçido essa matéria e com crtza a primeira de muitas ! Abração Rafa
ResponderExcluirBetinho dtc 460 -www.marilegalizacoes.com.br
Cara esse caro evoluiu muito, e observei que é um carro constante....parabéns a equipe Merino e ao piloto Rafael Ercolin.
ResponderExcluirQue em 2012 você dê muito trabalho para aqueles que acham que são imbatíveis! Boa sorte!